“Temos que ser ousados para alcançar a meta de 3ª maior economia do
turismo mundial com PIB de US$ 150 bilhões somente do turismo”. A
afirmação é do secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir
Simão, que representa o ministro Gastão Vieira na ITB, em Berlim.
Segundo dados do WTTC divulgados durante a ITB, no último ano, o impacto
direto do setor de turismo no PIB brasileiro foi de US$ 78,502 bilhões.
“É possível ter esse resultado se fizermos um trabalho focado nos
destinos, na qualificação desses destinos e divulgar todos os nossos
segmentos. Estamos crescendo mais do que outros países da América
Latina, mas o desafio é manter esse crescimento. O turismo doméstico
também tem um papel importante nesse sentido”, justificou.
Em entrevista em vídeo ao M&E, ele falou ainda sobre o novo
estande do Brasil nas feiras internacionais. “Ao final dessa feira é
importante fazer uma avaliação para saber se o estande atendeu às
expectativas de nossos parceiros, dos estados e empresas. Minhas
expectativa é que essa seja uma plataforma que traga bons resultados. O
Brasil é um grande destino e precisa se pocisionar como tal. Nosso país é
muito mais do que praia, samba e futebol. Turismo de negócios,
gastronômico e de cultura são importantes também”mencionou.
Outro fator citado como motivador para participaçã na ITB é a
presença de outros países nessa que é a maior feira de turismo do mundo.
“A Alemanha é um mercado importante, mas aqui temos também outros
países, outros destinos. Temos que mostrar o país que vai receber a Copa
do Mundo e estará preparado para tal. O Ministério do Turismo está
fazendo a parte dele, financiando a parte de infraestrutura. Temos um
programa de qualificação em parceria com o Ministério da Educação que
estamos acabando de formatar e terá início ainda nesse semestre como
foco nas cidades-sede.Todo trabalho é focado nos resultados. Queremos
receber esses turistas e manter esses visitantes”, explicou.
Segundo ele, para ultrapassar a barreira de cinco a seis milhões de
visitantes internacionais, o Brasil está investindo no que se chama de
análise competitiva de mercado, para saber o que os turistas querem e
olhar para outros países. Além disso, os visitos também têm recebido
atenção especial do MTur. “Esse não é um tema só do MTur, é muito mais
abrangente. Do ponto de vista do Turismo, nosso desejo é de facilitação.
Turismo é um grande negócio, pode impulsionar desenvolvimento
econômico, geração de empregos, desenvolvimento regional”.
fonte: www.mercadoeeventos.com.br
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