quinta-feira, 8 de março de 2012

OMT prevê movimentação de 1 bilhão de turistas internacionais em 2012



Taleb Rifai, secretário geral da OMT, com David Scowsill, presidente e CEO do WTTC

A Organização Mundial do Turismo (OMT) estima alcançar a marca de 1 bilhão de turistas internacionais em viagens. O dado acaba de ser divulgado pela entidade durante a ITB Berlim, nesta quinta-feira (08/03). Em 2011, a OMT quase atingiu esse número. Foram 980 milhões de visitantes internacionais, o que correspondeu a um crescimento de 4,4% em relação ao ano anterior. "O ano de 2011, apesar das condições desafiantes que o mundo vivenciou, foi muito bom. Tivemos que lidar com as mudanças políticas mundiais, a crise econômica e os desastres naturais", explicou Taleb Rifai, secretário Geral da OMT.

A Europa foi a região com a melhor performance, com um incremento de 8% na entrada de turistas internacionais. Ao todo, o território europeu movimentou 503 milhões de visitantes internacionais. A Ásia também aumentou em 6% esse fluxo, o que correspondeu a 216 mil pessoas. “A área das Américas também foi destaque. Embora o crescimento em todo o território tenha sido de 6%, a América do Sul obteve uma elevação de 10%, com um total de 156 milhões de passageiros movimentados”, destacou Rifai.

Apesar de modesto, o potencial de crescimento de passageiros no continente africano é grande. África registrou um incremento de 6% em fluxo de visitantes. Para este ano, a OMT aposta na continuidade positiva dessa trajetória. A expectativa é incrementar entre 3% e 4% o índice de chegadas internacionais. “Se depender da influência dos resultados da IATA nos dois primeiros meses deste ano, temos confiança de que seremos bem sucedidos”, justificou Rifai. Nesse período, o fluxo de passageiros cresceu 5% em relação a 2011.

Agenda de negócios - O secretário geral aproveitou a divulgação dos resultados de 2011 e perspectivas de 2012 para anunciar a agenda de eventos e negócios da OMT pelo mundo. Entre os dias 26 e 27 de abril, a entidade realiza a segunda edição da Conferência Tourism & Media, no Egito. Um pouco antes, entre os dias 16 e 17 de abril, na Tunísia, a OMT promove a 6ª Conferência Internacional de Turismo Mediterrâneo. Em setembro, será a vez da entidade apoiar o Dia Mundial do Turismo, que acontece no dia 27 de setembro, nas Ilhas Canárias. "Também temo um encontro em parceria com a WTTC e iremos reunir 20 lideres mundiais para discutir os sistemas de emissão de vistos no mundo todo. Vamos promover um debate entre autoridades governamentais e presidentes de empresas da indústria do turismo", salientou Taleb Rifai. A reunião será realizada no dia 17 de maio.


fonte: www.mercadoeeventos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário