sábado, 28 de julho de 2012

MTur inicia concepção de novo incentivo: ZPE Tur

O Ministério do Turismo já começou a estudar uma nova forma de incentivar regiões a desenvolver o turismo. O modelo é baseado nas Zonas de Processamento de Exportações (ZPE), onde a produção é desonerada – “desde que, segundo a lei atual, 80% da produção seja exportada”, explicou o secretário executivo do MTur, Valdir Simão.

Há no País 20 ZPE que não funcionam plenamente e todas são voltadas à produção de manufaturados. “Um ZPE turística, ou ZPE Tur, não existe no Brasil, mas em outras nações, sim. É por isso que iremos, nesse momento, visitar a Colômbia para conhecer o modelo daquele país”, explicou Simão.

“Uma ZPE Tur é uma área delimitada, que também pode abranger mais de um município ou Estado, alfandegada e que, por ser desonerada, teria diversos instrumentos para atrair mais turistas”, destacou o secretário executivo.

Mas ele salientou que as ZPE Tur “são, no momento, uma ideia, não há nada de concreto nisso; mas é possível realizá-la desde que seja em parceria com os Estados e Municípios”.


fonte: www.panrotas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário