sábado, 28 de julho de 2012

Brasil poderá ter câmbio em caixa eletrônico

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem medidas para simplificar as operações de câmbio de pequeno valor. A primeira permite a utilização de terminais de autoatendimento, os caixas eletrônicos, para operações de câmbio manual, exigindo ainda a identificação do cliente e para valores de até US$ 3 mil. A medida foi aprovada pelo CMN, mas sua efetivação dependa de resolução para disciplinar o câmbio manual, que vai permitir também a figura do correspondente cambial.

A figura do correspondente cambial diz respeito à segunda medida aprovada, que elimina a restrição quanto ao tipo de empresas que pode ser contratada para executar operações de câmbio manual. Hoje, só empresas cadastradas no Ministério do Turismo como “prestadoras de serviços turísticos” podiam atuar como correspondente cambial autorizadas a fazer operações acima de US$ 3 mil. Com a novidade, qualquer empresa pode se cadastrar como correspondente para executar operações de câmbio manual até o valor estipulado pela nova regra. 

Segundo o secretário-executivo do Banco Central, Geraldo Magela Siqueira, as máquinas de autoatendimento utilizadas para os saques ainda não existem no Brasil. O CMN espera que essas máquinas sejam instaladas em locais com grande concentração de turistas, como os aeroportos. A expectativa é de que isso amplie o atendimento aos turistas esperados nos eventos esportivos que o Brasil sedia em 2014 e 2016.


fonte: www.panrotas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário