segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Condutores de turistas do litoral do Piauí participam de curso de salvamento no mar


Na manhã da última quinta-feira (28) integrantes de quatro associações de condutores de turistas de Barra Grande e de Cajueiro da Praia participaram de um curso de salvamento no mar. A atividade foi conduzida pelo Tenente-Coronel Emídio Oliveira, comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, e faz parte das atividades de qualificação profissional promovida pela ONG italiana Cospe (Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes) no litoral do Piauí.
Durante o curso, os 10 participantes das Associações Nativos Arte-Ecotur, Barratur, Tremembés e Caju Ecotur, foram capacitados para fazerem salvamentos em caso de afogamento no mar, ou nos rios da região. O Tenente Coronel Emídio explicou que o primeiro cuidado para se evitar esse tipo de acidente é respeitando o limite de pessoas em cada embarcação, mas em caso de acidente os condutores devem estar capacitados para agir corretamente em situações de emergência.
De acordo com o coordenador de Projetos da Cospe no Litoral do Piauí, George Rebelo, essa é uma atividade que contribui com a qualificação no atendimento aos turistas. “Como as principais trilhas ecológicas são feitas no mar ou nos rios da região, os próprios associados nos solicitaram a realização de uma capacitação nesse sentido”, relata.
O vice-presidente da Associação Caju Ecotur, José Félix de Araújo, conta que os cursos promovidos através das parcerias da ONG Cospe são muito importantes para o aumento da qualidade na prestação de serviço aos turistas. “Todos os cursos foram essenciais para a nossa atividade e inclusive, por conta do curso de primeiros socorros, realizado no mês de outubro, eu pude socorrer da forma correta a minha esposa, que fraturou o braço na semana passada. Fiz a imobilização correta e pude leva-la ao hospital graças ao que aprendi no curso”, ressalta.
A ONG Cospe tem sede na cidade de Florença, na Itália, e atua em vários países. No Brasil, há 18 anos trabalha no desenvolvimento de projetos sociais em vários estados. No Piauí, a Cospe atua desde 2005, apoiando projetos na área de turismo solidário e sustentável em Cajueiro da Praia e Barra Grande, contribuindo com o desenvolvimento da infraestrutura, capacitação, realização de intercâmbios culturais e promoção de roteiros turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário