segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Dez praias pra você curtir a temporada de sol e mar


Seja para passar o Réveillon ou para garantir o bronzeado. Os caminhos do verão levam ao litoral brasileiro. São centenas de praias espalhadas por quase 10 km de costa - muitas com fama internacional por suas belezas naturais. Então não perca tempo. O Guia do Litoral separou 10 praias pra você curtir a temporada de sol e mar numa boa.Faça sua escolha e divirta-se!

Genipabu


A paisagem desértica formada por imensas dunas  consideradas as mais altas do país, em contraste com lagoas de águas doces fazem de Genipabu, no Rio Grande do Norte,  um dos cartões-postais mais conhecidos do Estado. Construções de pau-a-pique e sapê, tornam a praia ainda mais charmosa. E quem vai para lá também não pode perder uma de suas atrações mais inusitadas: o passeio de dromedário. Os animais estão longe de proporcionar a emoção do sobe-e-desce em alta velocidade dos buggies pelo parque das Dunas - mais ao sul da região -, mas não deixam de encantar os visitantes. Por cerca de 20 minutos, eles caminham por entre as dunas móveis nordestinas onde, de um lado, pode-se avistar a praia e, de outro, o rio Potengi.

Maragogi


Já no litoral norte de Alagoas, na divisa com o Estado de Pernambuco, está outro paraíso: o Caribe Brasileiro. Assim é conhecida a cidade de Maragogi, famosa pelas barreiras de recifes de corais localizadas a 6 km da costa e suas piscinas naturais (galés).

As águas calmas e transparentes destes locais são um convite ao mergulho, principal atrativo da região. Com a maré baixa, por meio de embarcações do tipo catamarã, é possível chegar ao destino e se maravilhar com a rica fauna marinha repleta de corais, esponjas, moluscos, crustáceos e peixes coloridos. O que torna o passeio ainda mais agradável é a média de temperatura de 27º C que garante a sensação de calor durante todo o ano.

Muro Alto


Outra beleza do Nordeste brasileiro é a praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas, a 60 quilômetros ao sul de Recife. Seu nome deve-se a um paredão de corais que circunda suas piscinas naturais, com três quilômetros de extensão. Sem ondas e muito claras, suas águas também fazem um convite ao mergulho. Pequenos barcos a vela e caiaques completam as opções de lazer para toda a família. Muro Alto tem outra particularidade. É lá que se concentram os resorts de Porto de Galinhas.

Mangue Seco


Na divisa da Bahia com Sergipe, a 250 quilômetros de Salvador, estão as "terras de Tieta". Cenário do romance de Jorge Amado - Tieta do Agreste -, Mangue Seco - tem opções de lazer que agradam desde os surfistas, que chegam a encontrar picos de grandes ondas até os pescadores, que aproveitam as águas calmas dos rios e a variedade de peixes para garantir o sustento do dia a dia.

Os passeios de buggie também são indispensáveis aos turistas que querem curtir 30 quilômetros de areias claras com suas dunas - com boa dose de adrenalina para os mais aventureiros. O trajeto tem duração média de duas horas. Roteiros de barco pelos manguezais do rio Real também podem ser combinados com os pescadores da região.

Canoa Quebrada


Outra praia que vale destaque é a de Canoa Quebrada, localizada no município de Aracati, a 157 km de Fortaleza. Canoa é o segundo destino mais procurado do estado. Sendo uma das poucas praias do Ceará que possui uma barreira de corais, seu mar tem águas calmas e, com a ajuda dos fortes ventos na região, os passeios de jangada por ali costumam ser um dos mais requisitados. Além, claro, de também atrair praticantes de kitesurfe, com direito até a uma escolinha no local para iniciantes. Vale lembrar que a lua e a estrela esculpidas em suas falésias, que atuam como um mirante natural, são um show à parte.

Maresias


A praia é considerada a versão paulista da carioca Copacabana, além de ser o paraíso dos surfistas. O mar tem fortes arrebentações, fazendo com que o local seja sede de diversos campeonatos da modalidade, inclusive etapas de mundiais. Para quem quer curtir o esporte, o Canto do Moreira, ao sul da orla, é o lugar onde estão as melhores condições para a prática da atividade. Apesar das ondas agitadas, Maresias oferece opções de lazer aos que desejam apenas o descanso à beira-mar. Com 5 km de extensão, areias brancas e águas cristalinas, a orla tem boas condições para banho ou um passeio de barco. No percurso, pode-se avistar o arquipélago de Alcatrazes, um procurado ponto de mergulho.

Castelhanos


Castelhanos, localizada em Ilhabela que fica a 210 km da capital paulista e a 350 km da cidade do Rio de Janeiro, é

reconhecida pelos visitantes como uma das dez mais bonitas do país. Seu visual é composto pelo imenso mar com ondas agitadas, a enorme faixa de areia branca na praia que cobre seus dois quilômetros de extensão, os dois riachos de água transparente, e uma enorme cachoeira próxima dali. O acesso é feito por jeeps e veículos tracionados, numa trilha de 27 km no lado leste da ilha, ou por mar.

Góes


A praia do Góes, no Guarujá, litoral paulista, tem o sobrenome dos irmãos que tomaram posse das terras no início da colonização de São Vicente, tem 250 m de comprimento e águas mansas. Antiga vila de pescadores tem bares na faixa de areia que oferecem diversas comidas típicas à base de frutos do mar. Uma das mais tradicionais é o "azul marinho", feito com banana verde, pirão e um "peixe de pedra" - geralmente garoupa, que é pescada por meio de uma técnica pela qual os pescadores jogam uma pedra na água para depois lançar sua rede.

Ossos


Repleta de barquinhos de pesca e orla arborizada, a praia dos Ossos, em Búzios, Rio de Janeiro, é perfeita para tirar fotos! A paisagem se assemelha a uma pintura. Já a Azeda forma parte de uma área de proteção ambiental. O acesso pode ser feito a pé por uma trilha (200 m) após a praia dos Ossos ou por aquatáxi, sempre disponível no cais do centro ou mesmo na praia dos Ossos. Vale a pena conferir!

Jurerê Internacional


Localizada em Santa Catarina, Florianópolis, Jurerê Internacional ganhou esse segundo nome pela intensa procura de argentinos, vizinhos do Estado. Com infraestrutura totalmente planejada, é considerada uma praia nobre e atrai principalmente famílias com crianças. O local abriga o Iate Clube de Santa Catarina, onde podem ser encontrados veleiros e lanchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário