terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Turistas do RJ enfrentam caos, sujeira e longas filas nos monumentos

Os turistas que estão em visita ao Rio neste fim de ano não encontram só beleza. No domingo (29/12), os visitantes enfrentaram problemas para chegar ao Cristo Redentor, principal cartão-postal da cidade. Na orla, também houve reclamação. A fama de cidade da beleza e do caos não é pra menos. Nas praias, a areia e o mar apresentavam lixo e sujeira.

Durante o final de semana, os visitantes enfrentaram transtorno em um dos pontos turísticos mais concorridos do Rio, o Cristo Redentor. Para subir no monumento, a fila de espera era de cerca de três horas. “É uma verdadeira saga. Filas e filas”, criticou a advogada, Lúcia Morena. Os turistas reclamaram e disseram que o atendimento aos visitantes é péssimo.

Para a vendedora Edi Macedo, o esquema feito para a visita ao ponto turístico é um desrespeito. “Uma fila imensa e debaixo do sol. Eu achei um desrespeito aos turistas”, destacou.

Brasileiros e estrangeiros reclamaram. Um casal da Dinamarca achou tudo caótico. O problema começou em baixo, quando um dos trens que sobem para o Cristo parou de funcionar e alguns turistas tiveram que pegar vans.

Quem não falava português, ficou perdido com falta de informação. “Somos da Venezuela e fica difícil entender português”, destacou um turista venezuelano.

Uma família chegou a subir de van, mas desistiu de esperar para ver o Cristo. Uma frustração desde o início do dia. “Um caos total, desde a Rodoviária até aqui. Na rodoviária já peguei táxi que me cobrou R$ 100 para me trazer aqui. Um absurdo! Tô decepcionadíssima. Foi um fiasco esse passeio aqui no Rio”, criticou a jornalista Marissol Barbosa. A cobrança de valor fixo no táxi é ilegal e o turista pode denunciar a prática à ouvidoria da Prefeitura do Rio através do telefone 1746.

Sobre o problema no Cristo Redentor, a empresa Trem Corcovado disse que os trens não deixaram de circular, mas que o intervalo entre eles aumentou para 40 minutos, 10 minutos a mais que o normal. A respeito da sujeira nas praias, a Comlurb disse que a limpeza foi reforçada e que 115 pessoas foram multadas em Ipanema, Leblon e Copacabana por jogar lixo no chão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário