sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Crianças cruzam pista de aeroporto de Teresina para recuperar pipas

No aeroporto de Teresina, crianças atravessam a pista principal para recuperar pipas. Quando uma pipa é cortada, jovens e até crianças pulam o muro para o gramado ao lado da pista de pouso e decolagem. Esperam os aviões passarem e depois correm. Chegam a atravessar a pista para conseguir o que querem.
Em um flagrante, feito nessa terça-feira, nossa equipe flagrou três pessoas em cima do muro do aeroporto. O vigilante chega a conversar com o grupo, mas ao sair, uma delas das pessoas invade a área de segurança e pega tranquilamente a pipa. 
Em outra cena, um jovem retira da roupa um objeto semelhante a uma faca e parece ameaçar alguém. Pouco depois, o segurança volta ao local, e eles continuam em cima do muro. Não se intimidam, voltam a invadir o terreno do aeroporto.
Sidney tem dezenove anos. Ele reconhece que já pulou o muro do aeroporto várias vezes. “Medo a gente tem, mas tem que pegar a pipa”, diz.
Em nota, a Infraero explica que as restrições de circulação de veículos na área da pista retardam a chegada da vigilância, durante as invasões.
Já Agencia Nacional de Aviação Civil, responsável por fiscalizar os aeroportos, disse que vai apurar o caso e que pode punir o operador do aeroporto com sansões e até restrições.
Especialistas em aviação civil explicam que se o problema não for resolvido, o aeroporto pode até ser fechado. “Este tipo de ocorrência é impensável em um aeroporto de uma capital. Nós vimos ali diversos riscos, que vão desde a possibilidade de ingestão, por parte da turbina de um avião a jato, de uma pipa. Até mesmo o arremesso de uma pessoa pela força das turbinas em uma decolagem, o que pode ser obviamente fatal”, diz Raimundo Neiva, especialista em segurança aérea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário