quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Gov. Wilson Martins aponta cinco áreas para a construção do novo Aeroporto de Teresina

O governador Wilson Martins (PSB) apresentou ao secretário nacional de Aviação Civil, ministro Wellington Moreira Franco, cinco áreas para a construção do novo aeroporto de Teresina.
Wilson Martins pediu ao ministro Moreira Franco que use todo a sua força e o seu prestígio para avançar na construção do novo Aeroporto de Teresina, que está estrangulado.
Ele disse que a equipe do Governo do Estado e os técnicos do Ministério da Aeronáutica se reuniram e o Governo do Estado sugeriu cinco áreas para a construção do novo Aeroporto de Teresina, na Santa Maria da Codipi, na zona Norte; na Fazenda Soares, na zona rural e perto da estrada ligando a capital a União; uma área depois do bairro Socopo, na zona Leste; uma área na Cacimba Velha, e uma área nas margens da rodovia BR-316, próximo do Polo Empresarial Sul, no trecho que liga a capital ao município de Demerval Lobão.
“São áreas avaliadas e o Governo do Estado se responsabilizaria pela desapropriação e pagamento das indenizações, cercaria logo a área e já preparava para se ter no futuro um novo aeroporto”, falou Martins.
Martins disse que a atual Aeroporto de Teresina é estrangulado, é mal localizado, mas é um aeroporto que dá para atender por alguns anos, já que não tem tempo hábil para a construção de um novo aeroporto.
Martins afirmou que sua ideia é de aproveitar os R$ 600 milhões para expandir o Aeroporto de Teresina Petrônio Portella, com a construção de um novo terminal de passageiros.
Ele declarou que o Piauí tem três aeroportos que podem receber voos internacionais, o Aeroporto de Teresina Petrônio Portella, o Aeroporto de Parnaíba e o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato.
Segundo ele, aeroportos como o de Picos, Floriano, Paulistana e Corrente estão dentro do Programa de Expansão de Aeroportos.
“São cidades absolutamente estratégicas. Se Corrente é a maior produtora de nossa pecuária, uma vocação histórica do Piauí; se São Raimundo Nonato é berço da história, da nossa origem, fica no semiárido de nosso Estado; Floriano é localizado em uma região historicamente com vocação para o comércio, saúde, educação e negócios; Picos como centro de negócios, de comércio, a cidade que mais contribui com o Estado do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), depois de nossa capital Teresina. Nesse contexto, temos que discutir a capital Teresina, que é a cidade mais importante do Estado, onde estão os os serviços e onde há uma vocação para os grandes encontros, para a produção, para a industrialização. Também incluímos Parnaíba como parte importante de geração de emprego e renda, onde está a zona de Processamento de Exportação (ZPE)”, declarou Martins.
O governador Wilson Martins disse que o Piauí tem 41 aeroportos e apenas dez são homologados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
“Nós temos uma grande luta para a homologação dos aeroportos, que foram construídos sem planejamento, sem estudo prévio para que pudesse avançar no processo da homologação”, declarou Wilson Martins.
Wilson Martins disse que tinha uma previsão em seu governo para concluir até dezembro deste ano, no final do mandato, construir 4 mil moradias, mas foram construídas 42 mil moradias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário