sábado, 16 de agosto de 2014

Guaramiranga (CE) em festa com a 3ª edição do Viva Guará

Guaramiranga
Principal destino turístico da região do Maciço de Baturité, a pequena Guaramiranga investe em práticas sustentáveis para alavancar o turismo
FOTO: LEIDIANE VALLI
De amanhã até domingo, o Maciço de Baturité sediará a terceira edição do Viva Guará - Sons e Sabores de Guaramiranga. O evento é uma celebração aos atrativos da região, como a música, a natureza e a gastronomia, e é focado na sustentabilidade, abordando os caminhos do empreendedorismo aliado às práticas sustentáveis em diversas áreas, como arquitetura e construção, gastronomia, turismo, energia e agroecologia.
Realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaramiranga, o Viva Guará une a beleza da paisagem e o clima aconchegante da cidade a uma rica programação, com oficinas, painéis, workshop, exposições, feirinha, atrações culturais e artistas regionais. Tudo isso regado às delícias da Gastronomia Mais Verde, ou seja, petiscos feitos dentro dos critérios de uma gastronomia sustentável.
Um dos destaques da programação é o II Workshop Regional de Turismo Sustentável, que, nesta edição, apresentará casos de sucesso no Ceará. "O workshop é um convite para trabalhar a importância da adoção de práticas sustentáveis para o desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental da Serra de Baturité, numa temática voltada a ecohospedagem, turismo rural e turismo comunitário", explica a articuladora do escritório regional do Maciço de Baturité, Fabiana Gizele.
De acordo com Fabiana, o Maciço de Baturiré é um dos principais destinos de ecoturismo do Ceará e, agora, pretende se firmar e ser reconhecido como um polo que segue os princípios do turismo sustentável, compatibilizando a atividade turística com ações socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas.
"Toda a programação foi pensada de forma que os participantes possam levar para casa a ideia de conservação, recuperação dos recursos naturais e a reutilização do que antes seria descartável. Essa é uma realidade do mundo atual", ressalta.
Na programação, há um total de dez oficinas gratuitas. Entre os temas a serem abordados estão Eficiência Energética, Certificação de Produtos Orgânicos, Ofícios Artesanais Verdes, Design Sustentável, Novos Materiais e Soluções de Construções Sustentáveis.
Uma sala de estar será disponibilizada com materiais sustentáveis, mobília e objetos artesanais encontrados na região, além de novas tecnologias para a redução de consumo de energias. No Viva Guará, design e inovação acessíveis ao consumo poderão ser conferidos em exposição de produtos e palestras informativas.
Roteiro
Durante o Viva Guará, o Escritório Regional do Sebrae no Maciço de Baturité lança, também, os primeiros resultados do Roteiro Aromas & Sabores, que pretende consolidar uma rota turística a partir do levantamento das potencialidades locais, aprimoramento de serviços oferecidos e com ações de valorização dos talentos da serra, da sabedoria popular e da autenticidade das produções culturais.
"É um aproximar de moradores e visitantes, fortalecendo espaços sustentáveis em que o contexto histórico, cultural e ambiental se faça presente numa leitura simples e de fácil identificação pelo público em geral. Ora expresso na dinâmica da cultura popular, no movimento da praça, ora nas edificações, na música, culinária e nos empreendimentos das cidades turísticas da serra", diz Fabiana.
Gastronomia
Reunidos numa causa nobre e inovadora, os restaurantes de Guaramiranga estão tornando a sustentabilidade como principal ingrediente de suas cozinhas. Tudo começa com a aquisição de alimentos frescos, de preferência orgânicos, direto das terras do agricultor familiar, compondo um cardápio mais equilibrado e cheio de sabor inspirado nas tradicionais receitas regionais.
No preparo, aproveitamento total dos alimentos e muito cuidado com desperdício de energia, água e descarte do lixo. Na Gastronomia Sustentável, todo mundo sai ganhando saúde e qualidade de vida. Quem estiver na serra, terá acesso a muita informação sobre gastronomia sustentável nas oficinas de Agricultura Orgânica, Horta Caseira, Eficiência Energética, Educação Ambiental e Tratamento de Resíduos.
Depois, fica o convite para um agradável passeio à feira de Economia Solidária dos produtores da serra pra levar café, frutas, legumes, verduras frescas e quitutes regionais direto das mãos do agricultor. E pra encerrar o dia, petiscos bem diferentes cheios de saúde nos estandes de Gastronomia Verde do Viva Guará.
Mais informações:
Viva Guará - Sons e Sabores de Guaramiranga
Período: De 15 a 17 deste mês
www.vivaguara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário