quarta-feira, 22 de outubro de 2014

11 praias para mergulhar no litoral de Alagoas

Destino certo para quem quer ver de perto algumas das praias mais bonitas do Brasil, o Estado de Alagoas tem 230 km de litoral. As belezas se espalham de norte a sul: praias de mar azul-esverdeado com piscinas naturais, coqueirais, falésias, lagoas e dunas fazem parte de um cenário cobiçado por viajantes de todo o mundo. Confira nossa sugestão de roteiro para mergulhar no litoral alagoano.
01. Maceió
Comece seu roteiro por Maceió e depois siga conhecendo as encantadoras paisagens dos litorais norte e sul. A capital de Alagoas possui uma enseada de 15 praias urbanas emolduradas por coqueiros. As piscinas naturais, localizadas a 2km da orla, são o cartão postal da cidade.
Piscinas naturais são a marca das praias de Maceió | Setur/divulgação
PISCINAS NATURAIS SÃO A MARCA DAS PRAIAS DE MACEIÓ | SETUR/DIVULGAÇÃO

Litoral norte

Conhecido como Costa dos Corais, o litoral norte de Alagoas tem cenários com coqueirais e praias recortadas por enseadas. Além do mar calmo e azul-turquesa, a região se destaca pelas cobiçadas e requintadas pousadas de charme: um luxo à beira-mar.
02. Carro Quebrado
A praia de Carro Quebrado tem como principal característica as falésias de areias coloridas. Na maré baixa, é possível chegar lá a pé a partir da praia de Barra de Santo Antônio: uma caminhada por cenários indescritíveis.
Carro Quebrado e suas falésia | divulgação/Setur
CARRO QUEBRADO E SUAS FALÉSIA | DIVULGAÇÃO/SETUR
03. São Miguel dos Milagres
Localizado a cerca de 100 km de Maceió, o município alagoano se tornou um dos destinos mais badalados do verão brasileiro. E não é para menos: coqueiros, manguezais e recifes de corais fazem parte da paisagem desse paraíso. Outro atrativo são as charmosas pousadas de charme. Não deixe de fazer o passeio de jangada e mergulhar nas piscinas naturais de águas cristalinas, imperdível.
As piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, em Alagoas | Tina Magalhães
AS PISCINAS NATURAIS DE SÃO MIGUEL DOS MILAGRES, EM ALAGOAS | TINA MAGALHÃES
Pousadas de charme também atraem turistas para o litoral norte de Alagoas | Tina Magalhães
POUSADAS DE CHARME TAMBÉM ATRAEM TURISTAS PARA O LITORAL NORTE DE ALAGOAS | TINA MAGALHÃES
04. Porto de Pedras
O município de Porto de Pedras tem praias belíssimas como Patacho, Tatuamunha e Crôa do Tubarão, além de pousadas e de uma gastronomia que fazem o visitante nunca mais querer sair de lá. Entre caminhadas e mergulhos nas piscinas naturais, faça um passeio de barco pelo rio Tatuamunha para conhecer o Santuário Peixe-Boi Marinho.
Barreiras do Boqueirão em Japaratinga com o farol de Porto de Pedras ao fundo | Sergio Fecuri/divulgação
BARREIRAS DO BOQUEIRÃO EM JAPARATINGA COM O FAROL DE PORTO DE PEDRAS AO FUNDO | SERGIO FECURI/DIVULGAÇÃO
05. Japaratinga
Depois de passar pelas praias de Porto de Pedras, embarque em uma balsa para atravessar o rio Manguaba e chegar a Japaratinga. Localizado entre Maceió e Recife, o município tem cinco praias espalhadas por 15 km de litoral e faz parte da chamada Rota Ecológica.
Cenários de Japaratinga:  município tem 15 km de litoral | divulgação/Setur
CENÁRIOS DE JAPARATINGA: MUNICÍPIO TEM 15 KM DE LITORAL | DIVULGAÇÃO/SETUR
06. Maragogi
Localizada na divisa de Alagoas com Pernambuco, a cidade de Maragogi, a 130 km de Maceió, é um dos destinos do litoral mais visitados no Estado. E os motivos são muitos: a vila de pescadores ostenta praias de águas transparentes e cercadas de coqueirais e ainda sedia anualmente o Festival da Lagosta. Mas a grande atração do lugar é o passeio de barco até as galés – as piscinas naturais mais famosas de Alagoas, a 6 km da costa. O programa é ideal para amantes do mergulho. A região oferece ainda uma infraestutura com diversas opções de hospedagem e ótimos restaurantes especializados em frutos do mar.
As famosas galés: piscinas naturais de Maragogi | Jannyne Barbosa/divulgação
AS FAMOSAS GALÉS: PISCINAS NATURAIS DE MARAGOGI | JANNYNE BARBOSA/DIVULGAÇÃO

Litoral sul

Além das belas praias, o litoral sul alagoano se destaca por paisagens selvagens com mangues, lagoas e rios.
07. Praia do Francês
É no município de Marechal Deodoro – que já foi capital de Alagoas, que fica a conhecida praia do Francês. Localizada a cerca de 20 km de Maceió, a praia é dividida por uma barreira de recifes: de um lado atrai quem busca por águas calmas e do outro os amantes do surf – e é considerara um dos melhores pontos do litoral alagoano para a prática do esporte.
11 praias para mergulhar no litoral de Alagoas | Roteiros Incríveis
PRAIA DO FRANCÊS FICA A 20 KM DE MACEIÓ | DIVULGAÇÃO/SETUR
08. Barra de São Miguel
Seguindo pelo litoral sul, a 34 km de Maceió, a Barra de São Miguel encanta com seus 14 km de litoral. Praias de águas cristalinas, rios, mangues, pequenas ilhas e barreiras de corais são alguns dos atrativos do lugar. Além da deliciosa gastronomia, faça um passeio de barco para conhecer melhor os belos cenários da região.
Barra de São Miguel, no litoral sul de Alagoas | Jannyne Barbosa/divulgação
BARRA DE SÃO MIGUEL, NO LITORAL SUL DE ALAGOAS | JANNYNE BARBOSA/DIVULGAÇÃO
09. Praia do GungaA linda praia do Gunga, no município de Roteiro, é uma ponta de areia branca cheia de coqueiros, exatamente no encontro do mar com o rio São Miguel. Não deixe de fazer um passeio de buggy para conhecer de perto as belezas naturais da região e de mergulhar nas águas doces da lagoa do Roteiro. É para guardar na memória.
Praia do Gunga é um dos cenários mais bonitos do litoral alagoano | Luiz Eduardo Vaz/divulgação
PRAIA DO GUNGA É UM DOS CENÁRIOS MAIS BONITOS DO LITORAL ALAGOANO | LUIZ EDUARDO VAZ/DIVULGAÇÃO
10. Jequiá da Praia
Jequiá da Praia, município do litoral sul a 65 km de Maceió, surpreende pelos cenários que reúnem praias de águas cristalinas, mangue, lagoas e o rio Jequiá, que desemboca no mar. Destaque para as praias de Jacarecica do Sul – contornada por falésias de até 30 metros de altura – e Pituba, ainda pouco conhecidas pelos turistas. Delícias da culinárias local também fazem parte dos atrativos da região.
Município de Jequia da Praia: praias de águas cristalinas, mangue, falésias e lagoas | divulgação/Setur
MUNICÍPIO DE JEQUIA DA PRAIA: PRAIAS DE ÁGUAS CRISTALINAS, MANGUE, FALÉSIAS E LAGOAS | DIVULGAÇÃO/SETUR
11. CoruripeCom atrativos como praias e lagoas, o município de Coruripe, a 96 km de Maceió, e recheado de belezas naturais. A exuberante praia Pontal de Coruripe oferece aos visitantes bons restaurantes e pousadas. Não deixe de conhecer o lindo artesanato local, feito da palha de ouricuri.
A beleza de Pontal de Coruripe: um dos destinos do litoral alagoano | divulgação/Setur
A BELEZA DE PONTAL DE CORURIPE: UM DOS DESTINOS DO LITORAL ALAGOANO | DIVULGAÇÃO/SETUR


Nenhum comentário:

Postar um comentário