sábado, 22 de novembro de 2014

TURISTAS VIAJAM À IRLANDA PARA BEIJAR PEDRA EM CASTELO. ENTENDA!

É preciso do auxílio de um ajudante para encostar os lábios na chamada "Pedra da Eloquência"
Em muitas cidades ao redor do mundo é comum encontrar monumentos e esculturas repletas de simbolismos. Algumas delas, dizem, são capazes de atrair boa sorte, riqueza, prosperidade e outros atributos - basta tocá-las!
É o caso, por exemplo, do Monumento Everard 't Serclaes, em Bruxelas, e da estátua "Il Porcellino" (O Leitão), em Florença. A cidade italiana, aliás, foi considerada o melhor destino turístico europeu da atualidade. Por que não fazer uma viagem até lá no ano que vem e esfregar o focinho do animal de bronze para tentar atrair a sorte?
No topo do Castelo de Blarney, na Irlanda, a oito quilômetros da pequena cidade de Cork, encontra-se um curioso atrativo que atrai milhares de supersticiosos todos os anos: a Pedra da Eloquência, mais conhecida como Pedra Blarney.
Milhares de turistas visitam o local da sorte todos os anos, incluindo estadistas e artistas literários
Milhares de turistas visitam o local da sorte todos os anos, incluindo estadistas e artistas literários
Diz a lenda que quem beijar a pedra ganha o dom da eloquência, ou seja, a capacidade de se comunicar de maneira convincente para persuadir quem está ouvindo ou lendo. Por conta disso, mais de 300 mil turistas por ano, incluindo estadistas mundiais e artistas literários, sobem os degraus da propriedade para dar um 'selinho' no monumento e tentar a sorte.
Encostar os lábios na Pedra Blarney é para alguns uma proeza física difícil. No passado, para beijar a pedra o participante deveria deitar, se inclinar para trás na borda do parapeito do castelo enquanto um ajudante segurava a pessoa pelos tornozelos.
Hoje o costume é um pouco diferente: primeiro, a pessoa se senta de costas para a pedra e depois alguém se senta em cima de suas pernas ou mantém firmemente seus pés. Em seguida, o peregrino se inclina para trás e para baixo do abismo, enquanto agarra dois suportes de ferro. Embaixo, grades de proteção aumentam a segurança.
História
Não se sabe ao certo quando a tradição começou. Existem registros do jornalista norte-americano William Henry Hurlbert que descreve, em 1888, que a lenda da pedra parece ter menos de cem anos de idade na época, sugerindo que a 'beijação' tenha começado no final do século 18.
Detalhe do local exato da pedra em que se deve encostar os lábios
Detalhe do local exato da pedra em que se deve encostar os lábios
Há muitas lendas em torno do real sentido da pedra, feita do mesmo material que os megalíticos de Stonehenge, na Inglaterra, de acordo com alguns historiadores.
Segundo uma versão, Cormac McCarthy, o construtor do Castelo de Blarney, foi envolvido em uma ação judicial. Ele decidiu então apelar à deusa Cliodhna que, em troca de sua assistência, instruiu McCarthy a beijar a primeira pedra que encontrasse pela manhã durante o seu caminho até o tribunal.
Ele fez exatamente como lhe foi dito e, mais tarde, confessou o seu caso com tanta eloquência que o veredito foi dado ao seu favor. O homem ficou convencido de que a pedra era mágica e, assim, resolveu incorporá-la ao parapeito do castelo.
Sabe-se, no entanto, quando e como a palavra Blarney entrou no dicionário inglês. Durante o reinado da rainha Elizabeth I, Dermot McCarthy, o governante do castelo, foi obrigado a entregar a fortaleza à rainha como prova de sua lealdade. No entanto, algo sempre acontecia no último momento para evitar a entrega
Suas desculpas se tornaram tão frequentes e, de fato, plausíveis que o funcionário que vinha exigindo o castelo em nome da rainha se tornou uma piada na corte. Uma vez, quando as desculpas eloquentes de McCarthy foram repetidas para a monarca, ela disse: "Odds bodikins, more Blarney talk!", algo como "Ele só está me dando mais bajulação!", reconhecendo que ele estava sendo cortês sem ceder o patrimônio.
O termo Blarney passou a significar "a capacidade de influenciar e persuadir com palavras justas e fala suave, sem ofender" e foi incorporado ao dicionário da língua inglesa.
A pedra fica no topo do Castelo de Blarney, na Irlanda, a oito quilômetros da pequena cidade de Cork
A pedra fica no topo do Castelo de Blarney, na Irlanda, a oito quilômetros da pequena cidade de Cork
Algumas pessoas acreditam ainda que a Pedra Blarney é metade da original "Pedra de Scone" (ou Pedra do Destino), onde o primeiro rei da Escócia sentou durante sua coroação, em 847. Diz-se que parte desta pedra foi dada a Cormac McCarthy por Robert the Bruce, em 1314, como um presente para o irlandês apoiar os escoceses na Batalha de Bannockburn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário