sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Aviação crescerá entre classes C e D, diz ex-ministro



A Abear realizou, quarta-feira (10), um evento interno com a participação do ex-ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, que comentou as mudanças da sociedade brasileira ao longo da última década e as perspectivas para a Aviação e o Turismo nos próximos anos. Os principais executivos das associadas (Avianca, Azul, Gol, Tam, Tam Cargo, Boeing e Tap) estiveram presentes. 

“Tenho um funcionário que trabalha comigo há anos. Três meses atrás ele e a mulher, pela primeira vez na vida, viajaram de avião e se hospedaram em um hotel. Ele tem 50 anos. Há dez anos isso não seria possível para ele, nosso padrão mudou”, analisou Mares Guia. Para ele, o crescimento da aviação comercial brasileira verificado nos últimos dez anos deverá se manter nos próximos, especialmente entre as classes C e D. 

De acordo com o ex-ministro, essa mudança aconteceu por conta do aumento do nível de emprego da população brasileira. “O Cadastro Geral do Emprego e Desemprego (Caged) aponta um nível de desemprego de 5%, um dos menores do mundo. Este é o grande segredo. Precisamos focar em políticas públicas para diminuir as desigualdades, empurrando para cima quem está embaixo. E a maneira de empurrar é via educação e emprego”.

2 comentários:

  1. Existe demanda reprimida por falta de aviação regional e onde existe, limitação de acesso por falta de concorrência.

    E por falar em concorrência, a Azul pediu a ANAC, ontem, autorização para fazer um voo semanal de Belém para Teresina, com escala em São Luís, ida e volta aos sábados: (05:15)BEL-SLZ-THE (10:00).

    Conta também no HOTRAN pedido de alteração de horário ( e inversão de rota) no voo de sábado de Teresina para parnaiba. Conforme o pedido, o voo partirá de Teresina as 10:25 - THE-PHB-FOR e retorno, chegando em THE as 16:00. As 16:30 partirá o voo para SLZ/ BEL.

    Pode-se concluir que a aeronave que operará a rota BEL-SLZ-THE será a mesma que fará THE-PHB-FOR.

    Se aprovados, esses pedidos da Azul, proporcionarão mais tempo nos finais de semanas em PHB, conexão em THE de/para Parnaíba com SLZ/BEL. E sem dúvida, mais uma ligação, mesmo que semanal, de THE com Belém.

    Resta ver a reação da SETE que, talvez, não contasse com essa "turbulência" em sua rota que nem começõu.

    Nonato Melo

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  2. Se o Plano de Aviação Regional for aprovado vai melhorar e muito as ligações entre cidades sem opções de voos diretos.

    Pelo que você citou, leva a crer que sera uma ligação BEL / SLZ / THE / PHB / FOR uma opção a mais para quem saia de Parnaíba e tinha que ir a Fortaleza e so chegava em Belém por volta da 00 h, uma bela economia de tempo. Quem sabe a boa aceitação do trecho não possa se tornar diário ou com mais opções na semana.

    A SETE terá a seu favor mais dias da semana, mas já vai ter uma concorrência de cara.

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