domingo, 7 de dezembro de 2014

Eventos: tecnologia e centros de convenções são tendência

Eventos , Gonzalo Constanzo, da Iapco, sendo observado por Jeanine Pires, integrante da Abeoc
Gonzalo Constanzo, da Iapco, sendo observado por Jeanine Pires, integrante da Abeoc
Após um hiato de sete anos, a Abeoc promove entre hoje e amanhã (8) em São Paulo a 26ª edição do Eventos Brasil, que a entidade classifica como “o evento dos eventos”, reunindo organizadores de eventos de todo o País. 

O encontro, realizado no Centro de Convenções Rebouças, espaço anexo ao Hospital das Clínicas e à Faculdade de Medicina da USP, recebeu para a primeira palestra do dia, ocorrida há pouco, o ex-presidente da International Association of Professional Congress Organisers (Iapco), Gonzalo Constanzo, que teve a missão de falar sobre o futuro dos eventos. 

Entre os destaques está o aumento da utilização da tecnologia na realização de congressos e reuniões. O dirigente sublinhou que cresce a tendência de encontros híbridos, ou seja, que mesclam o presencial e o formato de teleconferência. “Antigamente, quando começou a se falar em teleconferências, havia certo pânico de que elas substituiriam os congressos. Mas em pouco tempo vimos que não é bem assim.”

Os modos de interação entre congressistas e participantes também já estão requerendo uso mais intenso da tecnologia. Constanzo pontuou que já não há mais a necessidade de o público ter de levantar a mão para fazer um comentário ou pergunta – aqui no evento, por exemplo, as questões devem ser feitas via Whats APP. 

CENTRO DE CONVENÇÕES
O ex-presidente da Iapco destacou o crescimento da importância dos centros de convenções para a captação do evento. Em breve, ele prevê, a concorrência não será apenas de cidade para cidade, mas de centro de convenções para centro de convenções. “Na Espanha, todas as cidades, inclusive as pequenas, querem ter um centro de convenções, que têm de ser flexíveis, multifuncionais, atender a congressos e, no verão, pode ser utilizado para concertos, shows, atividades para crianças.”

De acordo com ele, cidades de menor porte na comparação com as capitais vão ganhando relevância na captação de eventos. 

CVBs
Gonzalo falou ainda de um novo papel dos CVBs, que vai além do trabalho pela captação do evento: a conscientização da população quanto à importância da realização do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário