terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Movimentação de viajantes cai 28,1% nesta temporada

Para quase metade das agências de turismo e operadoras turísticas do Brasil (41,2%), a movimentação de viajantes deve ser em média 28,1% menor neste verão, em comparação com o desempenho da temporada passada. A previsão é do Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), feita a pedido do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP).

De acordo com o presidente do sindicato, Eduardo Nascimento, a alta do câmbio, o quadro econômico recessivo e a incerteza na política são os principais motivos para a queda. “No entanto, 34,6% das empresas consultadas esperam aumento nas vendas, entre 10% e 30% em relação ao mesmo período do ano passado, justificado pelo adiamento de viagens em razão da Copa do Mundo, fim das eleições e preferência dos viajantes por esta época do ano”, explica.

Segundo o estudo, os destinos nacionais deverão ser escolhidos por 53,9% dos viajantes, enquanto as rotas internacionais serão preferência para 46,1% dos turistas. Na comparação com a temporada de verão anterior, houve um aumento de 9,3% para os destinos nacionais em relação aos internacionais, motivado pela instabilidade cambial e alta do dólar.

No internacional, os destinos mais procurados, de acordo com a pesquisa, são: Estados Unidos (48,1%), França (8,5%), México (7,3%), Argentina (6,8%), República Dominicana (5%) e Portugal (4,7%). No doméstico, o Ceará lidera o ranking, com 17,2% da preferência, seguido por Bahia (15,9%), Rio Grande do Norte (12,3%), Rio de Janeiro (12,2%) e Alagoas (10,9%). 


fonte: http://www.panrotas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário