quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Teresina foi a cidade que mais evoluiu no Turismo entre as capitais brasileiras

Capital piauiense foi a única a ganhar dois prêmios concedido pelo FGV, Ministério do Turismo e Sebrae no Índice Nacional da Competitividades do Turismo Nacional
(Brasília-DF, 16/12/2014)  A capital do PiauíTeresina, foi uma das 13 cidades brasileiras que foram premiadas com o Índice Nacional da Competitividade do Turismo Nacional, edição 2014. Teresina foi a única cidade, entre os 65 destinos brasileiros, avaliados nacionalmente, que recebeu dois prêmios na edição deste ano.  Teresina recebeu troféu pela menção honrosa de ter sido a capital brasileira que mais evoluiu em competitividade para o Turismo.  O prêmio é concedido anualmente pelo consórcio envolvendo a Fundação Getúlio Vargas – FGV, o Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo.   
O secretário de Turismo, Fábio Nery, recebeu os prêmios das mãos do ministro do Turismo, Vinicius Lage, e do presidente do Sebrae. Luiz Barreto, na manhã de hoje, 16, no auditório da Universidade do Sebrae, na Capital Federal.
Fruto do trabalho
Fábio Nery, que representou o prefeito de Teresina, Firmino Filho, não escondeu a surpresa ao ser chamado duas vezes para receber prêmios que são referência do turismo brasileiro, ficando à frente de capitais bem maiores e com maior IDH.
“ Fruto da um trabalho em cima de uma técnica desenvolvida ao longo desse nosso trabalho”, disse, inicialmente, Nery, para em seguida salientar uma ação em equipe. “Por conta de uma equipe muito qualificada”, disse, orgulhoso o gestor.
A cidade de Tetesina foi premiada hoje por ser uma referência nos “aspectos culturais”  do Prêmio Índice Nacional de Competitividade do Turismo Nacional.  O Prêmio avalia 13 dimensões.  Teresina foi premiada por uma das “dimensões de avaliação”.  Outras 12 cidades também foram premiadas, entre elas as nordestinas Salvador(BA), Porto Seguro(BA), Fernando de Norinha(PE), Natal(RN). Foram premiadas, também, Ouro Preto(MG), Cuiabá(MT), Vitória(ES), Pirinópolis(GO), e Ilha Bela(SP).   A cidade de São Paulo(SP), foi agraciada nesta sétima edição do Prêmio, com o nível 5, o grau máximo na avaliação do Índice Nacional de Competitividade do Turismo Nacional.
Autoridades nacionais
O presidente do Sebrae, Luiz Barreto, disse que a premiação é uma politica pública que vai além de uma questão de governo. “ Isto é muito importante para nós, pois é uma política de Estado”, disse Barreto.
O ministro Vinicius Lage, do Turismo,  afirmou que o prêmio “dá uma dimensão da sustentabilidade do desenvolvimento”. No entendimento do titular do Turismo, o “prêmio permite se fazer uma melhor reflexão sobre os municípios brasileiros e é fundamental para um turismo brasileiro mais competitivo”, disse.
 Aspectos de avaliação
O coordenador de Turismo da Fundação Getúlio Vargas – FGV, Luiz Gustavo Barbosa, informou, logo no início do evento do grande esforço que foi empreendido pela Fundação que é a gestora do prêmio e que envolve uma ação que dura todo um ano de trabalho, com várias equipes de pesquiadores que andam pelo país avaliando os 65 destinos, passando, em média, uma semana em cada local fazendo 500 perguntas sobre cada uma das cenas de cada destino.
O prêmio é focado em “avaliar 13 dimensões”, sendo elas: infraestrutura, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing promocional dos destinos turísticos, políticas públicas, cooperaçào regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial , aspectos culturais, aspectos ambientais, aspectos sociais.
Dez cidades mais competitivas
Luiz Gustavo Barbosa, da FGV, informou quais são os 10 destinos turísticos mais competitivos do Brasil, com suas respectivas notas(pontos):  São Paulo(82,5), Porto Alegre(80), Belo Horizonte(78,5), Rio de Janeiro( 78,5), Curitiba( 77,9), Foz do Iguçu( 76,9), Recife(76), Brasilia(75,2), Salvador(75) e Florianópolis(74,2).

2 comentários:

  1. Engraçado: não vejo nenhum desses direcionamentos emTeresina. Agora, se considerados numeros relativos, pode ser verdadeiro.

    Pode-se, a grosso modo, dizer que o aeroporto de Parnaiba ,se comparado com o ano passado, relativamente, será o que mais cresceu esse ano, no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Sério também procurei estes pontos positivos que possam ter levado a isso, mas sinceramente e sendo justo não encontrei, temos que evoluir muito pra ter todos estes prêmios merecidamente mesmo na prática.
    Trabalho diretamente com turistas e vejo diariamente as reclamações básicas deles falta de informação e estruturas para o turistas conhecer e fazer tours pela cidade, o preço abusivo que empresas cobram, a não flexibilidade de horários de pontos turísticos entre outros.
    Em termos de movimentação de turistas, seja a trabalho ou não, no hotel que atuo tivemos uma ocupação em média de 75% a 80%.
    Espero que nossos gestores possam ver mais os nossos pontos negativos e invistam nisso, sair um pouco da teoria, que é bela e colocar em prática meios e formas que o turista possa vir aqui a negócios e conheça a cidade e seus potenciais como a cultura e a gastronomia.

    ResponderExcluir