quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Começa o I Festival da Cajuína: uma Riqueza Piauiense


O objetivo do Governo do Estado é fazer com que a cajuína seja reconhecida no BrasilIniciou na noite desta quarta-feira (25) e segue até sexta-feira (27), a primeira edição do Festival da Cajuína do Piauí que acontece na Praça Pedro II. O objetivo do Governo do Estado é fazer com que a cajuína seja reconhecida no Brasil e no mundo como um produto genuinamente piauiense.

Dentre os presentes, estavam o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins; o diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater-PI), Francisco Guedes; a presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Sônia Terra; o coordenador de Comunicação Social do Estado (CCom), professor Wellington Soares; e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PI, Ulysses Moraes.

O diretor do Emater-PI, Francisco Guedes ressaltou a importância deste evento para a produção agrícola do Estado. “Este Festival demonstra que estamos vivendo uma verdadeira revolução silenciosa no campo e é de fundamental importância a integração entre as instituições públicas e privadas com as cooperativas de forma a ampliar cada vez mais a produção da cajuína e fazer um aproveitamento geral do caju. Este é nosso maior desafio, pois o Piauí é um Estado essencialmente agrícola e a cajuína é o nosso carro-chefe”, declarou Guedes.

Já o presidente do Sebrae-PI, Ulysses Moraes, disse que a cajuína é um dos produtos piauienses, ao lado da opala, em que o órgão está buscando indicação geográfica para reconhecimento como tipicamente piauiense. O processo vem sendo estudado e inclui registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), sendo que este estudo deve ser concluído em março de 2010.

A indicação agregará valor à cajuína, avaliado entre 20 a 25% sobre o custo atual. Cada produtor colocará um selo de indicação geográfica em sua embalagem. “Com a indicação, a cajuína será tão piauiense como a champanhe é francesa”, disse Ulysses.

Durante a solenidade de abertura do Festival, foi apresentado o documentário “Cajuína original do Piauí”, produzido por Alci Filho e ainda a mensagem do Governador Wellington Dias. E para finalizar a noite, o público pode conferir os shows do piauiense João Cláudio Moreno e ainda Vagner Ribeiro e Valor de PI.

fonte:http://180graus.brasilportais.com.br/cultura/comeca-o-i-festival-da-cajuina-uma--riqueza-piauiense-267074.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário