domingo, 31 de janeiro de 2010

Sergipe quer consolidar polos turísticos do Estado

Consolidar os polos turísticos existentes e melhorar a infraestrutura instalada no estado. São os dois pilares que sustentam a proposta de Sergipe ao Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo). O projeto, discutido esta semana entre representantes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do governo local, prevê investimentos de 100 milhões de dólares para um período de cinco anos.

“O governo vê o turismo como uma atividade estratégica para o desenvolvimento de Sergipe e o Prodetur será um meio de levarmos desenvolvimento para um número maior de municípios, ampliando benefícios para a população local”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Turismo de Sergipe, Jorge Santana. Segundo ele, em nome da sustentabilidade, o governo local optou por fortalecer a capacidade já instalada ao invés de criar novos polos turísticos.
Aracaju e os polos da Costa dos Coqueirais, no litoral, e o do Velho Chico, no interior, foram os dois roteiros sergipanos incluídos no Prodetur. A capital sergipana é o principal polo receptivo do estado enquanto que a Costa dos Coqueirais é uma rota rodoviária e fluvial que divide atrativos com os estados da Bahia e Alagoas. Na região ao longo do Rio São Francisco, com seus cânions no Xingó, está um dos destinos mais conhecidos da região.

O MTur (Ministério do Turismo) assumirá integralmente a contrapartida de R$ 40 milhões. Parte desses recursos já chegaram ao estado. Um exemplo são os mais de R$ 4 milhões liberados para a pavimentação da SE 285 (Convento/Pontal), litoral sul, que leva o turista ao estuário que facilita o acesso à Praia do Saco e ao povoado de Mangue Seco (BA), importantes destinos turísticos da região.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/estados/30844-sergipe-quer-consolidar-polos-turisticos-do-estado.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário