sábado, 26 de junho de 2010

Caravana Brasil destaca inserção do turismo no desenvolvimento dos estados


De acordo com Daniela Sarmento, coordenadora do Projeto Caravana Brasil, cerca de 40 novos produtos foram colocados no mercado a partir dessa iniciativa criada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). "Foram realizadas 100 caravanas para quase 450 destinos, com a participação de 900 profissionais. No balanço, houve uma ampliação de 36% na divulgação de produtos e novos roteiros", disse.

Segundo Daniela, a proposta do projeto é mostrar como o turismo se insere no desenvolvimento econômico dos estados. "As ações do projeto pretendem desenvolver o mercado turístico das regiões visitadas e proporcionar conhecimento e qualificação dos envolvidos no segmento. O objetivo é gerar renda e inclusão social", explicou.

No 1º semestre de 2010 foram realizadas as seguintes Caravanas: Foz do Iguaçu, Maceió – Maragogi, Chapada das Mesas, Rio de Janeiro – Paraty – Angra dos Reis, Fernando de Noronha, Corumbá, Goiânia – Caldas Novas – Rio Quente, para agentes de viagens e operadores, Curitiba – Morretes – Ilha do Mel e Vitória – Montanhas Capixabas.

A mais recente viagem contempla a área de Aracaju – Canindé do São Francisco e acontece até o próximo dia 27 de junho. O MERCADO&EVENTOS está presente. Para o 2º semestre estão programadas viagens para Santarém com Alter do Chão apenas para os jornalistas; Manaus, Belém, Chapada Diamantina, Cânions gaúchos e catarinenses e São Luís com Lençóis Maranhenses. Esse último será direcionado para agentes de viagens e operadores. As inscrições para participar das próximas Caravanas Brasil já estão abertas. De acordo com a coordenadora, antes de cada viagem é feita uma capacitação local para adequar o roteiro ao foco dos participantes. "Em Sergipe, a base da economia ainda é muito focada na exploração do petróleo e do cloreto de potássio, porém, o turismo vem se desenvolvendo e começa a surgir como alternativa para a composição do PIB", disse Cris Abreu, executiva da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).

Segundo Cris, é recente a descoberta do turismo como importante fonte de renda para o Sergipe e a proposta é investir, cada vez mais, no turismo de negócios. "Essa é a porta de entrada para se conquistar turistas a lazer", comentou. Os maiores polos emissores para Sergipe são Bahia e São Paulo e as principais motivações que alavancam o lazer são o sol, as praias e os cânions de Xingó. "Temos um estado muito bem estruturado para receber ambos os tipos de turistas, o que nos falta ainda é divulgação", falou. Para isso, a Emsetur tem investido cada vez mais em participações em feiras.

Uma mostra de como o estado tem se desenvolvido é a implantação cada vez maior de redes hoteleiras. Em quatro anos novos empreendimentos se instalaram na região, como o Mercure, em Aracaju e o resort Starfish, no município de Barra dos Coqueiros (30 minutos da capital). Atualmente, Sergipe conta com 3500 leitos. Aracaju ainda foi eleita, entre todas as capitais brasileiras, aquela com a melhor qualidade de vida - a pesquisa foi feita pelo Ministério da Saúde – e também apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Nordeste.

Investimentos – O Ministério do Turismo investiu entre os anos de 2003 e 2009 cerca de R$ 76 milhões em infraestrutura no Estado de Sergipe. Só em 2009 foram mais de R$ 11 milhões. Entre as melhorias foram feitas a revitalização da orla, sinalização turística e implantação do centro de atendimento ao turista. Além disso, o estado também recebeu mais de R$ 21 milhões do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A proposta total do programa prevê investimentos de US$ 100 milhões, sendo US$ 60 milhões do BID e US$ 40 milhões do MTur. As prioridades são melhorias na infraestrutura e promoção e gestão ambiental em dois polos: Costa do Coqueiro (Aracaju e mais 11 municípios) e Velho Chico (Canindé do São Francisco).

Estado do Forró – A festa de São João teve início no final de maio com a Salva de São João e se estende até meados do mês de agosto. Os festejos estão espalhados por todos os 75 municípios de Sergipe, porém as mais famosas são o Forró Caju e o Arraial do Povo. O Forró Caju, que começou no dia 18 de junho, termina na terça-feira, dia 29, com uma média 1 milhão de pessoas em seus 12 dias de festa. Segundo Tanit Álvares Bezerra, diretora de Turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), foram organizadas 150 atrações, sendo 90% formada por artistas locais. O evento reúne mais 150 mil participantes por dia.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,35,0,60372&IndSeguro=0

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário