
De acordo com Daniela Sarmento, coordenadora do Projeto Caravana Brasil, cerca de 40 novos produtos foram colocados no mercado a partir dessa iniciativa criada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). "Foram realizadas 100 caravanas para quase 450 destinos, com a participação de 900 profissionais. No balanço, houve uma ampliação de 36% na divulgação de produtos e novos roteiros", disse.
Segundo Daniela, a proposta do projeto é mostrar como o turismo se insere no desenvolvimento econômico dos estados. "As ações do projeto pretendem desenvolver o mercado turístico das regiões visitadas e proporcionar conhecimento e qualificação dos envolvidos no segmento. O objetivo é gerar renda e inclusão social", explicou.
No 1º semestre de 2010 foram realizadas as seguintes Caravanas: Foz do Iguaçu, Maceió – Maragogi, Chapada das Mesas, Rio de Janeiro – Paraty – Angra dos Reis, Fernando de Noronha, Corumbá, Goiânia – Caldas Novas – Rio Quente, para agentes de viagens e operadores, Curitiba – Morretes – Ilha do Mel e Vitória – Montanhas Capixabas.

A mais recente viagem contempla a área de Aracaju – Canindé do São Francisco e acontece até o próximo dia 27 de junho. O MERCADO&EVENTOS está presente. Para o 2º semestre estão programadas viagens para Santarém com Alter do Chão apenas para os jornalistas; Manaus, Belém, Chapada Diamantina, Cânions gaúchos e catarinenses e São Luís com Lençóis Maranhenses. Esse último será direcionado para agentes de viagens e operadores. As inscrições para participar das próximas Caravanas Brasil já estão abertas. De acordo com a coordenadora, antes de cada viagem é feita uma capacitação local para adequar o roteiro ao foco dos participantes. "Em Sergipe, a base da economia ainda é muito focada na exploração do petróleo e do cloreto de potássio, porém, o turismo vem se desenvolvendo e começa a surgir como alternativa para a composição do PIB", disse Cris Abreu, executiva da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).
Segundo Cris, é recente a descoberta do turismo como importante fonte de renda para o Sergipe e a proposta é investir, cada vez mais, no turismo de negócios. "Essa é a porta de entrada para se conquistar turistas a lazer", comentou. Os maiores polos emissores para Sergipe são Bahia e São Paulo e as principais motivações que alavancam o lazer são o sol, as praias e os cânions de Xingó. "Temos um estado muito bem estruturado para receber ambos os tipos de turistas, o que nos falta ainda é divulgação", falou. Para isso, a Emsetur tem investido cada vez mais em participações em feiras.
Uma mostra de como o estado tem se desenvolvido é a implantação cada vez maior de redes hoteleiras. Em quatro anos novos empreendimentos se instalaram na região, como o Mercure, em Aracaju e o resort Starfish, no município de Barra dos Coqueiros (30 minutos da capital). Atualmente, Sergipe conta com 3500 leitos. Aracaju ainda foi eleita, entre todas as capitais brasileiras, aquela com a melhor qualidade de vida - a pesquisa foi feita pelo Ministério da Saúde – e também apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Nordeste.
Investimentos – O Ministério do Turismo investiu entre os anos de 2003 e 2009 cerca de R$ 76 milhões em infraestrutura no Estado de Sergipe. Só em 2009 foram mais de R$ 11 milhões. Entre as melhorias foram feitas a revitalização da orla, sinalização turística e implantação do centro de atendimento ao turista. Além disso, o estado também recebeu mais de R$ 21 milhões do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A proposta total do programa prevê investimentos de US$ 100 milhões, sendo US$ 60 milhões do BID e US$ 40 milhões do MTur. As prioridades são melhorias na infraestrutura e promoção e gestão ambiental em dois polos: Costa do Coqueiro (Aracaju e mais 11 municípios) e Velho Chico (Canindé do São Francisco).
Estado do Forró – A festa de São João teve início no final de maio com a Salva de São João e se estende até meados do mês de agosto. Os festejos estão espalhados por todos os 75 municípios de Sergipe, porém as mais famosas são o Forró Caju e o Arraial do Povo. O Forró Caju, que começou no dia 18 de junho, termina na terça-feira, dia 29, com uma média 1 milhão de pessoas em seus 12 dias de festa. Segundo Tanit Álvares Bezerra, diretora de Turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), foram organizadas 150 atrações, sendo 90% formada por artistas locais. O evento reúne mais 150 mil participantes por dia.
fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,35,0,60372&IndSeguro=0
Ismailon Moraes
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