terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fornatur cobra do Mtur verbas e continuidade nas políticas de turismo


Adenauer Góes cobrou do MTur recursos e a continuidade dos projetos
O vice-presidente do Fornatur, Adenauer Góes, lamentou a crise que atingiu o MTur no ano passado e que, segundo ele, impediu a continuidade de programas que estavam em andamento e a indefinição das políticas do turismo. "É lamentável que o nosso setor tenha sido afetado por esta crise que atingiu a todos. É urgente que o ministério seja ancorado num porto seguro e um caminho para se trabalhar". O depoimento foi feito durante a reunião do Fornatur que acontece neste momento (31/01), em Brasília.

Por sua vez, Oreni Braga, presidente da Amazonastur, ressaltou que não bastam ter políticas para o setor. "Não podemos mais aceitar os cortes e contingenciamentos do orçamento do ministério, pois sem recursos não se pode dar sequencia às ações planejadas. Temos que mudar este quadro e cobrar do Governo que o turismo tenha prioridade".

O secretário de Pernambuco, Alberto Feitosa, lembrou que vários projetos turísticos estão interrompidos e lembrou que o Brasil irá sediar a Copa em 2014. "Temos que nos preocupar com a imagem que vamos passar para o turista e proponho a elaboração de um documento para cobrarmos uma posição do Governo". O presidente do Fornatur, Domingo Leonelli, lembrou que o MTur executou menos de 1% do orçamento para o setor e disse que o Fornatur está elaborando um documento cobrando mais recursos para os estados. Lembro que nós dependemos do ministério, mas eles também dependem de nós, ressaltou.

Leonelli está solicitando uma audiência com a presidente Dilma Rousseff ou com a ministra Gleise Roffman para discutir os avanços na implantação da conta satélite. Após a exposição da secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, sugerindo que o Fornatur apresente uma pauta ao MTur para ser priorizada, o presidente do Fornatur lembrou que o Plano Nacional de Turismo sequer foi formalizado. "Lembro que o PNT não foi sequer implantado ainda".

Valdir Walendowsky, secretário de Turismo de Santa Catarina, defendeu a discussão de temas relevantes dos estados para serem encaminhados ao governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário