quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Com mais de 150 mil visitantes, Mirante da Ponte Estaiada completa um ano em Teresina (PI)


Ontem (28), o Mirante da Ponte Estaiada completa um ano de funcionamento. Em comemoração, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), realiza na próxima quarta-feira (29), a partir das 19h, no espaço de eventos da ponte, a posse dos conselheiros que fazem parte do novo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR - TeresinaAmanhã (28), o Mirante da Ponte Estaiada completa um ano de funcionamento. Em comemoração, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), realiza na próxima quarta-feira (29), a partir das 19h, no espaço de eventos da ponte, a posse dos conselheiros que fazem parte do novo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR - Teresina). O órgão tem como objetivo estabelecer diretrizes para formulação e execução da Política Municipal de Turismo, trabalhando em parceria com o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), criado no ano passado.
O Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada foi um dos principais destaques da Prefeitura de Teresina em 2011 na área do turismo. O espaço serve de modelo para iniciativa similar em São Paulo e já recebeu mais de 150 mil visitantes, conforme levantamento da Semdec, sendo um dos pontos turísticos mais visitados em todo estado do Piauí.

O complexo tem uma coordenação para viabilizar treinamento e supervisão a estagiários, planejamento de logística de acesso, entre outras ações. O espaço é administrado pela Coordenadoria de Turismo da Semdec, que tem a missão de promover o desenvolvimento do turismo sustentável em Teresina, de forma a valorizar seu patrimônio e gerar oportunidade de emprego e renda no município, além de planejar, supervisionar e executar atividades ligadas ao setor no âmbito municipal. No ano passado, diferentes eventos foram realizados dentro do Complexo Turístico, entre eles, a Feira do Mirante, o Turismo em ação, O Sarau do Turismo e o Natal na Estaiada, entre outros.


FUMTUR - Criado em novembro do ano passado, através da Lei n. 4.183/2011, o Fundo Municipal de Turismo de Teresina trabalha com a obtenção e aplicação de recursos exclusivamente para o setor de turismo em Teresina. A proposta de criação da lei foi encaminhada pela própria Semdec.
Também foi aprovada no mesmo período a Lei n. 4.191/2011 que reformula o Conselho Municipal de Turismo, constituindo-o como órgão colegiado de caráter deliberativo, consultivo, de assessoramento e fiscalização, que tem como objetivo estabelecer diretrizes para formulação e execução da Política Municipal de Turismo, com funções de planejar, fiscalizar, implementar e promover o desenvolvimento de atividades turísticas.

Na quarta (29), tomam posse 16 novos conselheiros que passam a planejar, fiscalizar, implementar e promover o desenvolvimento das atividades turísticas tendo como compromisso desempenhar as funções e cumprir seus deveres estabelecidos na forma de Lei. Foram convidadas autoridades e representantes do trade turístico de Teresina.


De acordo com o secretário da Semdec, Alexandre Magalhães, a determinação do prefeito Elmano Férrer é fomentar o turismo teresinense, não apenas o de negócios e eventos, que já são tradicionais, mas também o cultural, das tradições folclóricas, dos recursos naturais e dos pontos turísticos, entre outros, sem esquecer o rico artesanato. "2011 foi um ano de crescimento e estamos desenvolvendo o vasto potencial turístico de Teresina neste ano de 2012", finaliza o secretário.


fonte: www.portalodia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário