sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pesquisa: Negócios lideram motivações para viagens a Teresina

Pelo menos 66% dos turistas em visita a Teresina, que se utilizam da rede hoteleira, chegam para tratar de negócios. É o que revela recente Pesquisa de Demanda Turística, realizada pela Fundação CEPRO, em convênio com a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. As demais motivações estão em tratamento de saúde (14,4%), passeios (8,1%), visita a parentes e amigos (5,5%) e eventos (4,7%).
 A pesquisa foi realizada em um período considerado de alta estação (julho de 2013), quando muitos visitantes chegam a Teresina para visitar parentes e amigos. Do total de entrevistados, naquele período, apenas 31% se hospedaram na rede hoteleira.
A maioria dos visitantes de Teresina é proveniente do interior do Piauí (21,3%), seguido de um fluxo que chega de São Paulo (18,8%), Ceará (9,8%), Maranhão (7,7%) e Distrito Federal (7,1%). O turista se utiliza de voos regulares (51,9%), enquanto 38,5% preferem o ônibus de linha e 8,8% o automóvel.
Em relação ao perfil do visitante, 52,3% dos que visitam Teresina na alta estação são do sexo masculino, estão na faixa etária de 36 a 50 anos e viajam desacompanhados, o que reflete no indicador negócios como motivação de viagem. Possui uma renda mensal em torno de R$ 4,337,00 e gasta em média R$ 1.183,00, sendo 30,3% desses gastos feitos com saúde, 16,1% com hospedagem e 15,0% com compras.
A hospitalidade do teresinense foi o item melhor avaliado pelos visitantes,com 85% de referência, seguido dos bares e restaurantes (70,4%), serviços médicos (70,1%), serviços de táxi (68,6%), meios de hospedagem (65,7%), comércio (61,6%) e diversão noturna (61,5%). Como aspecto negativo, o visitante citou o clima e o congestionamento no trânsito.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery, as pesquisas são instrumentos de medição de uma realidade momentânea e servem para nortear ações de planejamento. “Quando realizarmos a pesquisa de novembro, mês considerado de baixa estação, poderemos calcular uma média da atividade turística como um todo e ter um panorama mais próximo do comportamento do fluxo e suas impressões”, disse Fábio Nery. E concluiu: “Esses resultados serão encaminhados aos demais órgãos municipais, para que monitorem as suas ações, assim como a outros órgãos, instituições, associações e empresários interessados em investimentos na capital”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário