quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cerapió larga e primeiro dia de prova tem 11 horas de duração

Foi dada a largada para a 27ª edição do rally Cerapió. A competição este ano conta com 284 atletas sendo 130 na modalidade de moto, 22 em moto rally, 23 nos quadriciclos, 14 no UTV, 48 nos carros, 8 em expedição e 39 em bike. O primeiro dia de prova iniciou em Caucaia e terá 11 horas de duração.  Para o diretor da prova de carros, Zé do Rádio, a chave para o melhor resultado é a atenção total a navegação.
 
O trecho percorrido na terça-feira (27) pelos pilotos e navegadores tem 392 km e levou os mais de 1200 envolvidos na competição até a praia de Jericoacoara, onde aconteceu o primeiro pernoite das equipes. Por conta da longa duração, este primeiro dia ajudou a definir os mais pontuados na competição.
 
Durante o breaffing, onde os pilotos recebem informações básicas sobre as trilhas, Zé do Rádio, explicou que a competição está muito técnica e terá vários trechos de dificuldade e até de grande risco. "Será um dia de prova muito elétrica com muita adrenalina, mas teremos também bons trechos de estrada para descanso. Muita atenção na planilha pra evitar qualquer problema", explicou o diretor.
 
Este ano a prova de motos segue um roteiro independente e tem em seu primeiro dia o trecho de serras e pequenas trilhas inéditas onde só passam motos. A altitude máxima é de 800 metros em relação ao nível do mar. Os motociclistas passarão por quatro cidades cearenses: Pentecostes, Itapipoca, Amontada e Marco.
 
Sobre alguns segredos da trilha com pouco mais de 9 horas de duração da prova, Cordão frisou que em um dos trechos, as motos deverão ter autonomia de combustível de 86 km.  Ao longo do dia, os pilotos devem ficar atentos a seis neutralizados, divididos em duas etapas de prova, a 1ª etapa, que vai de Fortaleza a Pentecostes, com 137,63 km de percurso, e a 2ª etapa, que vai de Itapipoca a Jijoca de Jericoacoara, 228,08 km.
 
Já a prova de bike teve sua largada em uma das paisagens mais belas do Estado do Ceará que é a praia do cumbuco. O diretor de prova, Zenardo Maia, disse que a prova de bike segue as normas e regulamentos de um rally e não de competições de mountain bike e ciclismo. “Todos vão receber um GPS que tem que estar com o atleta durante a prova para o cálculo de tempo e localização do mesmo. Destacamos a presença de Marco Antonio Barbosa, diretor técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo que acompanha a prova”, afirma.
Sobre a estrutura, ele destacou pontos de hidratação a cada 20 Km, dois socorristas que estarão de moto e quadriciclo e cinco caminhonetes. Serão três zonas de apoio: a primeira no povoado Taíba, no posto de combustível SP.
 
O Rally Cerapió tem patrocínio da Caixa – Governo Federal e Ipiranga; co patrocínio: Governo do Estado do Ceará, Governo do Estado do Maranhão, Governo do Estado do Piauí e Honda; apoio: Michelin, Houston Bike, Prefeitura de Fortaleza; colaboração: Shopping Iguatemi, UCI Cinemas, Gran Solare Lençóis Resort, Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Prefeitura de Viçosa do Ceará, Prefeitura de Tianguá, Prefeitura de Parnaíba e Prefeitura de Urbano Santos. Parceiros: Ótica Jockey, Sertão Games, Pag Contas, Sebrae e Lys Turismo. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo, Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação Brasileira de Ciclismo e das federações de Motociclismo do Piauí, Maranhão e do Ceará e federações de Ciclismo do Piauí, Maranhão e do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário