quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Obra do aeroporto de Teresina será incluído no PAC e custará R$ 600 mi

Ministro da Aviação, Moreira Franco, afirma que aeroporto de Teresina pode ser incluído no PAC 3 (Foto: Catarina Costa/G1)Ministro da Aviação afirma que aeroporto de Teresina pode ser incluído no PAC (Foto: Catarina Costa/G1)
Em meio as discussões sobre a reforma do Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, e a construção de um novo aeródromo na capital, o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, revelou que um termo de cooperação com a Infraero será assinado no dia 21 de feveiro pelo prefeito Firmino Filho. Segundo o anúncio feito nesta terça-feira (28) no Palácio da Cidade, pelo ministro, o decreto incluirá as novas obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
"A obra no aeroporto de Teresina será para a construção de um novo terminal de passageiro, com 30 mil metros quadrados e custará R$ 600 milhões. Todo o investimento virá do programa do governo federal e o projeto compreende o Plano de Expansão Aeroportuária do Brasil, que beneficiará ainda mais seis aeródromos do Piauí", destacou Moreira Franco.
Para o superintendente da Infraero, Jonas Lopes, o órgão já realizou um pré-estudo no aeroporto e é preciso acontecer desapropriações das casas próximas ao local para que exista o controle de segurança. "Serão também construídos seis points de embarque, novos taxiway, torre de controle e mais boxes", acrescentou.
Ministro da Aviação, Moreira Franco, falou sobre projeto (Foto: Catarina Costa/G1)Ministro da Aviação, Moreira Franco, falou sobre
projeto (Foto: Catarina Costa/G1)
O ministro ressaltou que caso o aeroporto de Teresina fosse construído atualmente, ele não teria a mesma localização e lembrou ter o mesmo problema em Santros Dumont, Congonhas e São Gonçalo, onde casas foram construídas próximas aos aeródromos. De acordo com o prefeito Firmino Filho, cerca de 250 casas serão desapropriadas nas avenidas Centenário e Campo Maior, mas que todas as famílias continuarão alojadas em bairros da Zona Norte da capital.
"O plano inicial iria desapropriar 1.223 casas e após estudos com a Infraero, nós optamos por um projeto que viesse minimizar a situação atual e retirar o menor número possível de moradores, mas não é o ideal. Precisamos de um novo aeroporto para Teresina e estamos trabalhando para isso", explicou Firmino.
Em seu discurso, o governador Wilson Martins comentou que a reforma do aeroporto de Teresina é pauta antiga e destacou não ter tempo hábil para construção de novo aeródromo, por isso todos concordam com a nova obra até que o segundo projeto seja desenvolvido. "Estamos felizes em saber que os aeroportos da capital, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Paulistana, Corrente, Floriano e Picos estejam inclusos no plano nacional de aviação. Todos estes pontos são locais estratégicos onde se destacam o comércio, negócios, saúde e turismo e a história da humanidade", declarou.
Presidente de associação de moradores questiona reforma do aeroporto em Teresina (Foto: Catarina Costa/G1)Presidente de associação de moradores questiona
reforma do aeroporto em Teresina
(Foto: Catarina Costa/G1)
Sobre a falta de serviço nos outros aeroportos do estado, Wilson Martins explicou que as pistas foram construídas sem planejamento e falta balizamento para voos noturnos e de grande porte.  Ele lembrou da promessa feito pelo ministro da aviação de até março realizar vistorias, onde serão analisadas as condições técnicas dos aeródromos.
Polêmica
O anúncio dado pelo ministro Moreira Franco surpreendeu as famílias do bairro Aeroporto, Zona Norte da capital. A presidente da comissão de moradores, Vanda Célia Aguiar, lamentou a decisão e disse não entender a aprovação do projeto de reforma sem antes terem comunicado a população do resultado. "Vamos acionar a Justiça e entraremos com um processo contra a Infraero, prefeitura e estado. Eles falaram que vão desapropriar 250 casas, sendo que existem 1531 residências no local. Não vamos aceitar isso, lutaremos pelo nosso direito", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário