A diversidade cultural do Brasil e as diferenças entre hábitos e tradições dos povos de cada região são muito bem representadas pelas festas populares espalhadas pelo país. Festa do boi no rolete, da banana, do carneiro no buraco, da costela. Com um apelo gastronômico, os eventos reúnem, todos os anos, milhares de moradores e turistas interessados em conhecer costumes tipicamente brasileiros ou adaptações de hábitos de imigrantes.
Cachaçafest Há cinco anos, em julho, a cidade de Castelo do Piauí (PI) promove a Cachaçafest. O evento expõe diversos tipos de cachaças produzidas no município e em outras cidades parceiras. Há ainda oficinas de drinks à base de frutas tropicais e seminários para os produtores de cachaça.
A organização da festa, sob responsabilidade da prefeitura e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), afirma que nenhuma bebida é distribuída gratuitamente e não há registro de violência no evento, que reúne de 12 a 15 mil pessoas.
Festa do Bode No terceiro fim de semana de setembro, a Festa do Bode, em Batalha (PI), reúne turistas e moradores por pelo menos três dias. Durante o dia, o evento conta com seminários para os criadores e à noite, a festa tem apresentações musicais e culturais do estado.
Entre as atrações mais curiosas da Festa do Bode estão a degustação da carne do animal nos restaurantes locais, que só servem o ingrediente durante os dias do evento, o leilão de bodes e o desfile da eleita Rainha Cabrita.
Festa da Linguiça Em Mato Grosso do Sul, na cidade de Maracaju, a Festa da Linguiça, que está em sua 15ª edição, reúne cerca de 30 mil pessoas todos os anos. O evento beneficente é realizado pelo Rotary Clube da cidade, com apoio da prefeitura, e acontece desde 1994, sempre em abril. Segundo a organização, a Festa da Linguiça está no livro dos recordes como a maior linguiça contínua do mundo.
Festa da Costela Inspirados em outra festa típica, a Queima do Alho, em Barretos (SP), um grupo de 12 amigos decidiu reproduzir a churrasqueira próxima ao chão para a já tradicional Festa da Costela. Realizada pela Companhia da Costela do Fogo da Solidariedade e apoiada pela Prefeitura de Monte Mor, em São Paulo, a festa beneficente ocorre todos os anos em abril e reúne cerca de 8 mil pessoas.
Festa do Queijo Na primeira semana de setembro, na cidade mineira de Serro, acontece a Festa do Queijo. O evento ocorre para divulgar o produto mais famoso da região, o queijo do serro, primeiro bem registrado como patrimônio imaterial de Minas Gerais, em 2002. Em 2008, o queijo foi inscrito patrimônio cultural brasileiro.
Festa da Banana Em Massaranduba (SC), a Festa da Banana, que está na quarta edição, acontece de dois em dois anos, intercalada com a Festa do Arroz. A banana, é claro, é o destaque do evento. Cerca de 5 mil quilos do ingrediente são usados no preparo dos pratos servidos na festa. Durante o evento, as mulheres dos agricultores costumam participar de um concurso culinário com receitas à base de banana.
Festa da Galinha Em São Bento do Una, no agreste pernambucano, a já tradicional Festa da Galinha, ou Corrida das Galinhas, teve sua 12ª edição em julho deste ano. O evento conta com provas envolvendo galinhas e galos treinados por seus donos e tem ainda a competição gastronômica Coma Seu Frango, em que os competidores precisam comer um frango assado no menor tempo possível.
Festa do Milho No Pará, na cidade de Paragominas, há 12 anos, sempre em maio, acontece a Festa do Milho. O evento é organizado pelo Rotary e reuniu, em sua última edição, cerca de 20 mil pessoas. Na festa são servidos pudins, sorvetes, pamonha, polenta com frango, bolos, mingau e curau, entre outros produtos à base do ingrediente. São usadas cerca de 30 mil espigas de milho.
Festa do Boi no Rolete A Festa do Boi Assado no Rolete, que acontece todos os anos em julho, na cidade de Marechal Cândido Rondon, faz parte das comemorações de aniversário de emancipação administrativa do município. A ideia surgiu em 1978, quando o então vereador Ariovaldo Luis Bier quis homenagear a população assando um boi no rolete, recheado com um porco inteiro.
Festa do Carneiro no Buraco Desde 1990, sempre no segundo domingo de julho, a cidade de Campo Mourão realiza a Festa do Carneiro no Buraco. A festa tem duração de três dias, quando são realizadas atividades culturais e rituais na execução do prato, preparado com 27 quilos de carne de carneiro, dois quilos de tomate, dois quilos de cebola e três quilos de batata doce.
fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1299726-5598,00-BOI+NO+ROLETE+CARNEIRO+NO+BURACO+E+LINGUICA+G+LISTA+FESTAS+PELO+PAIS.html
Ismailon Moraes